4 de abril de 2013

Falsas páginas de login no Facebook espalhando malwares através de aplicativos Facebook

Tech 4, abril, 2013

Outra onda de phishing está se espalhando entre os usuários do Facebook. Imagine que você receba uma mensagem de outro usuário do Facebook com um link para um maravilhoso aplicativo para o Facebook. Mesmo que a pessoa que envie não seja seu amigo, você decide visitar o link. Em vez de um aplicativo, você vê uma página de login falso do Facebook. Mas aqui está a pegadinha: você não sabe que ela é falsa!
Recentemente, nós encontramos muitos aplicativos para o Facebook que não fazem nada além de redirecionar os usuários para uma página de login falso do Facebook. Você não pode reconhecer que é falso pelo link. O URL do aplicativo é parecido com o http://apps.facebook.com/app_id onde app_id é um número de identificação do aplicativo com 15 dígitos. O link do aplicativo normalmente contém o nome (http://apps.facebook.com/app_name), mas utilizar o ID do aplicativo também é possível.

img1_1

Quando você clica no link, você vai parar em um dos muitos domínios hospedados em 31.214.222.240, 204.27.56.124, 208.94.240.74 ou 208.94.244.76.

img2

Para convencer os usuários do Facebook de que o site está localizado em ‘facebook.com’, o nível mais baixo dos subdomínios são sempre ‘facebook.com.profile.accounts.login’. O site que você vê não é muito diferente da página de login legítima do Facebook. Além disso, o site falso dá a impressão que quando foi visitado, algo de errado aconteceu e imediatamente você saiu (logoff). Mas se você verificar a sua barra de endereços, você verá que não é a página legítima do Facebook.

img3

Além do URL na barra de endereços há outras pequenas diferenças entre a página falsa de login e a verdadeira. Você pode notar que a página falsa está disponível somente em inglês. Se você tentar clicar em outra língua para alterá-la, nada irá acontecer. Da mesma forma, os links “Forgot your password”, “Help” ou “Developers” no canto direito da página não funcionam. A informação de copyright do Facebook é datada de 2012 em vez de 2013.
Se você não reparou em todos estes sinais e preencheu o seu nome de usuário e senha e tentou efetuar login, você foi redirecionado para http://www.youtube.com. O que aconteceu com o seu nome de usuário e senha?
Nós comparamos o código fonte das páginas de login falso e verdadeiro do Facebook, em especial, a parte do formulário de login. Em vez do arquivo php oficial de login (https://www.facebook.com/login.php), a página falsa utiliza um arquivo php chamado “next.php” que está localizado no servidor dos hackers ou em um serviço de hospedagem gratuito. O arquivo “next.php” permite que os hackers salvem as suas informações de login em um arquivo texto. Depois disso, eles simplesmente analisam este arquivo texto e obtém a sua senha, abrindo as portas para a sua conta no Facebook.
Formulário de login da página legítima do Facebook:

img5_1

Formulário de login da página falsa (phishing) do Facebook:

img4

A melhor maneira de proteger as suas contas online de ataques de phishing é ser muito cuidadoso onde você escreve a sua senha, sempre verificar o URL na barra de endereços antes de efetuar login e utilizar o avast! Internet Security. Todos os endereços IP mencionados são bloqueados pelo avast! antivírus, bem como todos os domínios onde são hospedados. A página de login falso é detectada com o nome de HTML:Phish-O [Trj].
Links relacionados:
http://www.techgainer.com/what-is-fake-facebook-login-page-and-how-it-is-used-to-hack-facebook-account/

Sony a planear novo evento da PS4 para abril/maio?

Servirá para revelar informações adicionais sobre a consola. 

A Sony está a planear um novo evento da PlayStation 4 que poderá ter lugar já este mês ou, em alternativa, em maio, de acordo com o PCMag.
O evento de revelação da nova consola teve lugar em fevereiro, mas a Sony não revelou todas as informações, alias, nem sequer mostrou a consola, ficou-se pelo DualShock 4.
Este novo evento servirá para dar a conhecer ao público e imprensa detalhes adicionais da PlayStation 4 e será a última vez que a Sony falará sobre a consola antes da E3 2013.
A maior curiosidade neste momento é o preço, que está por anunciar. Além disto, nós, os europeus, gostaríamos também de saber se teremos que esperar meses adicionais pela consola.

-----------------------------------------------------------------

http://www.eurogamer.pt/articles/2013-04-04-sony-a-planear-novo-evento-da-ps4-para-abril-maio

Especificações da nova Xbox estarão a par com a PlayStation 4

As especificações da nova Xbox, a nova consola que a Microsoft ainda mantém em segredo, estarão a par com o hardware da PlayStation 4, sugeriu o CEO do estúdio em Montreal da Ubisoft.
Yannis Mallat não partilhou muito sobre a nova Xbox na entrevista concedida ao Eurogamer inglês, mas disse que "estaria alinhada com o que a Sony anunciou", acrescentando que a consola será conectada, social, imersiva, e interactiva.
Uma das características mais elogiadas da PlayStation 4 são os 8GB de memória RAM unificada. Será que a Microsoft optou também por incluir na sua nova consola tal quantidade de memória?
Nos últimos meses surgiram bastantes rumores sobre a nova Xbox, que sugerem um lançamento no final do ano, acompanhando assim o da PlayStation 4, e uma revelação ao mundo durante este mês.
Estamos no início de abril, mas a Microsoft ainda não anunciou evento algum.

------------------------------------------------------


http://www.eurogamer.pt/articles/2013-04-04-especificacoes-da-nova-xbox-estarao-a-par-com-a-playstation-4

Windows Blue passará a ser o Windows 8.1 ?

escrito por João Fernandes a 03 Abril 2013
 
Sample Image
Nos últimos tempos têm surgido na Internet inúmeras informações sobre o “Windows Blue”, mais concretamente depois de ter escapado para a Internet uma das versões de testes deste sistema operativo.

Esta semana, e com base nas informações divulgadas pela ZDNet, o “Windows Blue” poderá vir a ser chamado de Windows 8.1. Esta suposição é sustentada por uma imagem divulgada da build 9375 onde é referida a versão do Windows como sendo o Windows 8.1.


O Windows 8.1 deverá apresentar uma série de melhorias, que desde que o Windows 8 foi lançado, têm vindo a ser aclamadas pelos seus utilizadores. Destaque para o Internet Explorer 11 que deverá vir integrado no update.

Esta atualização para o Windows 8 deverá conhecer a versão final durante o verão, especulando-se que tal aconteça até Agosto. No entanto, uns meses antes (em Junho), deverá ser distribuída a versão Beta do Windows 8.1 durante a Build 2013, um evento que se realiza em São Francisco, nos Estados Unidos.

http://wintech.com.pt/content/view/14178/1/

FireFox 20 finalmente disponível e com muitas novidades

escrito por João Fernandes a 03 Abril 2013
 
Sample Image
A Mozilla continua a dar seguimento ao ciclo de atualizações do browser FireFox. A versão 20 chegou finalmente aos utilizadores e apresenta novas funcionalidades e ferramentas.

Estas ferramentas prometem dar mais e melhores soluções para garantir a privacidade do utilizador e dão um maior controlo no que diz respeito às definições. O Firefox 20 inclui funções de navegação em privado permitindo navegar pela Internet com toda a segurança, num separador à parte.

Destaque ainda para o novo gestor de downloads que permite uma maior monitorização dos ficheiros que estão a ser descarregados.

O download pode ser feito a partir do site da Mozilla, aqui , ou entao atraves do sistema automático de atualizacoes incluido no browser.

 Mais Informações : FireFox 20



http://wintech.com.pt/content/view/14179/1/

1 de abril de 2013

Optimus lança Turbo 4G para tarifários de banda larga 3G

escrito por João Fernandes a 31 Março 2013
 
Sample Image
A Optimus lança o serviço Turbo 4G, criado especialmente para os utilizadores que querem experimentar pela primeira vez ou utilizar de forma pontual e descomprometida o 4G.

A partir de agora, os clientes Optimus que possuem o tarifário 3G Xpress Ilimitado vão ter a oportunidade de testar as potencialidades da tecnologia 4G, usufruindo de velocidades de download até 50 megabytes por segundo (Mbps), bastando, para isso, que adquiram um equipamento 4G.

Este serviço está disponível em duas modalidades, destinadas a dois perfis de utilização distintos, que acrescem à mensalidade de 29,99 euros. OTurbo 4G ilimitado, com tráfego ilimitado em 4G com velocidades de download até 50Mbps, por um valor adicional de 10 euros por mês. OTurbo 4G - 4GB, com quatro gigabytes de tráfego em 4G, com velocidades de download até 50Mbps, por um valor adicional de três euros pormês. Após esgotados os quatro gigabytes, o cliente retoma as características do tarifário base Xpress, com tráfego ilimitado e velocidades de download até 14Mbps.

Os clientes que queiram aderir ao tarifário ilimitado 3G, o Xpress, também podem aderir às campanhas promocionais de equipamentos 4G. A compra de um equipamento 4G passa, assim, a ser também indicada para a experimentação ou para necessidades pontuais.

O serviço Turbo 4G está também disponível para os tarifários exclusivos para "tablets". Disponível nos tarifários Basic, Light e Xpress, este serviço permite a utilização de velocidades de download até 50Mbps, mantendo o tráfego contratado no tarifário de origem, por um valor adicional de cinco euros ao mês. Este valor é promocional, durante o período de lançamento, com um desconto de 50 por cento sobre o valor mensal do serviço.

http://wintech.com.pt/content/view/14162/1/

Apple lança nova atualização para o iOS mas problemas persistem

escrito por João Fernandes a 29 Março 2013
 
Sample Image
A Apple disponibilizou recentemente uma nova atualização para o seu sistema iOS.

Apesar de prometer correções para alguns dos problemas detetados nas versões anteriores, parece que tal não veio a acontecer.

Segundo reportam alguns utilizadores que já testaram a nova versão do software, os problemas relacionados com o Wi-Fi, Bluetooth e o rápido consumo da bateria continuam. Neste ultimo caso, o rápido consumo da bateria, até se agravou em algumas situações, onde os utilizadores de iPhone, iPad e iPod Touch continuam com razões de queixa.

Mas nem tudo é mau, e a situação não é uniforme, pois existem também relatos que alguns utilizadores conseguiram ver as melhorias e as correções de bugs que afetavam as versões anteriores do iOS.

A versão 6.1.3 foi disponibilizada a 19 de março e foi lançada para corrigir sobretudo uma falha que existia no ecrã de bloqueio que permitia ganhar acesso ao restante interface do telemóvel, e consequentemente, permitia aceder aos ficheiros armazenados no equipamento.

Recorde-se que desde o lançamento da versão 6.1 que alguns utilizadores têm apresentado queixas sobre o fraco desempenho da bateria.
Agora resta esperar pela próxima versão e que estas situações sejam finalmente resolvidas…

http://wintech.com.pt/content/view/14155/1/

Guia: Como atualizar para o Windows 8

escrito por João Fernandes a 30 Março 2013
 
O Windows 8 já chegou há uns meses, mas muitos são aqueles que estão renitentes em mudar e atualizar definitivamente o seu sistema, uns porque julgam não ter o equipamento suficiente para correr eficientemente o sistema operativo outros porque não o sabem fazer.

Este guia que hoje apresentamos é precisamente para este tipo de utilizadores. Para aqueles que julgam não ter computador suficiente para correr o novo Windows 8 podemos dizer que os requisitos mínimos são os mesmos para correrem o Windows 7 podendo, em grande parte dos casos, correr em máquinas que atualmente suportam o Windows XP. Assim, e para desmistificar um pouco este assunto avançamos que o computador terá que possuir, pelo menos, um processador a 1 Ghz, 1 GB de memória RAM (para a versão de 32 bits) ou 2 GB de RAM (para a versão de 64 bits).Em disco, o computador terá que ter entre 16 GB (32 bits) e 20 GB (64 bits). A placa gráfica terá que ser compatível com o Microsoft Direct X9 e que suporte, no mínimo, uma resolução de 1024x768.

Agora que já apresentamos os requisitos mínimos para correr eficientemente o Windows 8 é hora de por mãos à obra e, caso já tenha adquirido o mais recente sistema operativo da Microsoft e ainda não se sentiu com coragem para proceder à sua Instalação, nos vamos dar uma ajuda.

Para começar, podemos dizer que instalar o sistema operativo Windows 8 é uma tarefa simples.

Em primeiro lugar deverá ligar o seu computador e arrancar com o DVD de instalação do Windows.

1. Assim que se inicia o processo de instalação irá ter acesso ao ecrã de configuração do Windows 8. Se o seu Windows estiver em português pouco terá de fazer uma vez que os campos já estarão preenchidos com os dados corretos. Se não está, em idioma escolha Português (Portugal), se pretender o sistema operativo neste idioma. Em formato de hora escolha Português (Portugal) e em Teclado ou Método de Introdução selecione Português. Clique em Seguinte.


 
 
 
 
 
2. No novo ecrã que surgir clique no botão “Instale Agora”.

3. Irá aparecer uma janela indicando-lhe que a configuração está a ser iniciada. Deverá aguardar até que o processo em curso fique concluído.

4. Na janela que surgir insira a chave de produto e clique em seguinte.

5. Posteriormente, surgem os termos de licenciamento do Windows. Coloque um visto em “Aceito os termos de licenciamento” e depois clique em Seguinte.


6. Agora chegamos a um processo de decisão e o passo a seguir, dependerá do tipo de instalação que o utilizador pretende realizar. Se pretende que o Windows 8 seja instalado por cima do Windows 7, mantendo os programas e definições atuais, deverá dar um clique em “Atualizar: Instalar o Windows 8 e manter os ficheiros, definições e aplicações”. Se por outro lado não quer fazer qualquer tipo de atualização e pretende instalar o Windows 8 de raiz, deverá dar um clique em “Personalizar: Instalar o Windows apenas (avançado) ”.

No nosso caso, vamos apenas demonstrar como pode fazer a atualização. No entanto, o processo de instalação de raiz não é muito diferente, bastando apenas seguir os passos que vão sendo solicitados e que são, diga-se, bastante intuitivos.


7. De seguida vai iniciar-se o processo de instalação do Windows que poderá levar alguns minutos pelo que deverá aguardar pacientemente. Em primeiro lugar são copiados os ficheiros, depois os mesmos são preparados para instalação. Para finalizar são instaladas as funcionalidades e as atualizações.


8. Quando o processo chegar ao fim o Windows será iniciado e agora terá de proceder a algumas configurações. Em primeiro lugar deverá Escolher uma cor e atribuir um nome ao seu PC. Quando esse processo estiver concluído, clique em Seguinte.



9. Eis que chega ao ecrã das definições. Para a grande maioria dos utilizadores bastará dar um clique em “Usar Definições Rápidas” e assim o processo de instalação ficará rapidamente concluído. Para outros utilizadores que gostam de ter um maior controlo acerca do funcionamento do sistema, “Personalizar” será a opção certa. Mais uma vez, vamos “arrepiar” caminho e vamos escolher “Usar Definições Rápidas”.


10. Neste ecrã deverá optar, ou não, por ativar a partilha de rede. Se utiliza o seu computador dentro de casa e comunica com outros computadores ou impressora dentro da mesma rede, deverá ativar a partilha. Se tem um computador portátil que utiliza essencialmente fora de casa e não necessita de utilizar impressoras em rede nem ligá-lo a outros dispositivos então desative a partilha.


11. No ecrã seguinte, é pedido que seja introduzido o seu Microsoft ID, podendo ser, por exemplo, o seu endereços de e-mail do Hotmail, Outloook ou Live.
z
No entanto, este campo não é obrigatório e pode optar por entrar sem os dados de uma Conta Microsoft bastando clicar no botão “Entrar sem conta da Microsoft”. Esta opção permite configurar o Windows da forma clássica, ou seja, com o seu nome de utilizador.




12. Agora todas as definições serão aplicadas, restando-lhe para isso aguardar. Enquanto aguarda o sistema operativo vai-lhe mostrando algumas das novas formas de interação com o Windows 8.

Agora que tem o Windows 8 instalado recordamos que existem algumas teclas de atalho que lhe vão facilitar a vida ao utilizador o novo sistema operativo da Microsoft.
 

Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+começar a escrever
Procurar no PC
Ctrl+sinal de adição (+) ou Ctrl+sinal de subtração (-)
Ampliar ou reduzir um grande número de itens, como aplicações afixadas no ecrã Inicial
Ctrl+roda do rato
Ampliar ou reduzir um grande número de itens, como aplicações afixadas no ecrã Inicial
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+C
Abrir os atalhos
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+C
Abrir os comandos para a aplicação
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+F
Abrir o atalho Procurar para procurar ficheiros
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+H
Abrir o atalho Procurar
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+I
Abrir o atalho Definições
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+J
Alternar entre a aplicação principal e aplicação encaixada
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+K
Abrir o atalho Dispositivos
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+O
Bloquear a orientação do ecrã (vertical ou horizontal)
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Q
Abrir o atalho Procurar para procurar aplicações
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+W
Abrir o atalho Procurar para procurar definições
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Z
Mostrar os comandos disponíveis na aplicação
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+barra de espaço
Mudar o idioma de teclado e o esquema de teclado
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+X
Apresenta um menu simplificado de acesso a ferramentas
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Tab
Percorrer as aplicações abertas (exceto aplicações de ambiente de trabalho)
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Ctrl+Tab
Percorrer as aplicações abertas (exceto aplicações de ambiente de trabalho) e encaixá-las à medida que são percorridas
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Shift+Tab
Percorrer as aplicações abertas (exceto aplicações de ambiente de trabalho) por ordem inversa
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+PgUp
Mover o ecrã Inicial e as aplicações para o monitor à esquerda (as aplicações no ambiente de trabalho não irão mudar de monitor)
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+PgDown
Mover o ecrã Inicial e as aplicações para o monitor à direita (as aplicações no ambiente de trabalho não irão mudar de monitor)
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Shift+ponto (.)
Encaixar uma aplicação à esquerda
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+ponto (.)
Encaixar uma aplicação à direita
Tecla do logótipo do ‌ Tecla do logótipo do Windows+Ctrl+barra de espaço
Mudar para uma introdução anteriormente selecionada

http://wintech.com.pt/content/view/14157/52/