26 de abril de 2013

Discos rígidos SAS de 3,5’’ WD XE oferecem flexibilidade e extensão dos investimentos em centros de dados

Escrito por João Fernandes a 25 abril 2013
 
A WD®, uma empresa da Western Digital e líder mundial em armazenamento, anunciou hoje uma nova solução para unidades de discos SAS de 3,5’’ para sistemas “legacy” de centros de dados, com o lançamento do WD XE™, uma unidade SAS de 10.000 RPM e 2,5’’ que agora está disponível montada num adaptador de 3,5’’ (“WD performance adapter”).
Disponíveis imediatamente, as novas unidades WD XE oferecem um desempenho que é melhor da sua categoria, baixo consumo de energia e um caminho de atualização mais fácil para os sistemas de armazenamento de 3,5’’ já existentes.
À medida que a procura de discos de 3,5’’ de alto desempenho de classe empresarial abranda, mantêm-se as necessidades para sistemas de armazenamento alternativos de alto desempenho, enquanto solução de transição para sistemas “legacy” originalmente preparados para unidades de 3,5’’. Os discos WD XE oferecem desempenho sequencial “best-in-class” e oferecem uma via de atualização para centros de dados que estão a migrar discos mais antigos que se aproximam do termo da sua vida útil.
“Ao oferecerem até 50% mais capacidade, desempenho sequencial máximo similar ou melhor, fiabilidade superior e até 67% menor consumo energético quando comparados com discos de 3,5’’ e 15.000 RPM, os novos discos WD XE são a resposta para as soluções de centros de dados e soluções de armazenamento que carecem de uma estratégia de transição”, disse a propósito Rich Rutledge, vice-presidente sénior da unidade de negócio de centros de dados da WD. “Os gestores de TI têm agora por parte da WD um caminho de migração são preocupações para as mais recentes unidades de discos de alto desempenho, ao mesmo tempo que preservam os investimentos realizados nas suas soluções e chassis”.
Os discos SAS de 2,5’’ WD XE com adaptadores de alto desempenho de 3,5’’ oferecem:
O maior desempenho da sua classe – Os discos WD XE oferecem velocidades de transferência ultra-rápidas de 6 Gb/s, dados sequenciais “best-in-class” de 204 MB/s e um impressionante desempenho de leitura/escrita aleatória;
Baixo consumo de energia – Esta unidade SAS de 3,5’’ tem um consumo de energia 67% inferior ao de um disco de 3,5 de 15.000 RPM, o que resulta numa redução substancial do TCO (custo total de propriedade) ao mesmo tempo que aumenta a capacidade e a fiabilidade;
Formato – Disco de 2,5’’ montado num adaptador de desempenho de 3,5’’ para facilidade de atualização e operação com melhor dissipação de calor;
Conetividade “dual port, full duplex” – Oferece maior fiabilidade, desempenho e disponibilidade de dados ao eliminar pontos únicos de falha, projetado para centros de dados de alta disponibilidade;
Tecnologia “NoTouch ramp load” – A cabeça de gravação nunca toca na superfície do disco, assegurando um desgaste da cabeça e do suporte significativamente inferiores bem como melhor proteção do disco quando em trânsito;
O maior rácio de fiabilidade da indústria – Dois milhões de horas MTBF.
Preço e disponibilidade
Os discos empresariais WD XE SAS com adaptadores de desempenho de 3,5’’ estão já disponíveis através de distribuidores e revendedores com capacidade entre os 300 GB e os 900 GB, (modelos: WD3001HKHG, WD6001HKHG e WD9001HKHG).

O preço recomendado para estas unidades é de 229,99 dólares a 599,99 dólares, consoante as capacidades.

Todos os discos WD XE estão cobertos por uma garantia limitada de 5 anos. Mais informações sobre as unidades empresariais WD XE e os termos limitados da garantia podem ser obtidos em http://wd.com/pt/products/products.aspx?id=10.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nova Xbox anunciada a 21 de Maio

Escrito por João Fernandes a 25 abril 2013
 
Um novo anúncio, colocado no Facebook oficial da Xbox, dá a entender que a Microsoft prepara o anúncio oficial da nova geração da sua consola.

De acordo com a comunicação colocada online, a nova Xbox será conhecida no próximo dia 21 de Maio, sendo que existirá um evento para jornalistas a realizar em Washington, Estados Unidos.


No convite divulgado é possível ler “A New Generation Revelead”, que quer dizer “Uma nova geração revelada”. A empresa revela ainad que a conferência será transmitida em direto através da Xbox.com, Xbox Live, e na Spike TV.

Segundo apontam alguns rumores, a Microsoft deverá lançar a consola ainda este ano, provavelmente durante o ultimo trimestre de forma a poder aproveitar as vendas Natalícias.

http://wintech.pt/29-wintech-gaming/xbox/14230-nova-xbox-anunciada-a-21-de-maio

Gloria Pires burlada em mais de 4900 euros

Escrito por João Fernandes a 25 abril 2013
 
Gilson Perdigão, delegado titular da Delegacia de Repressão ao Crime de Internet (DRCI) do Rio de Janeiro, revelou hoje, e pela primeira vez, os valores envolvidos numa fraude online que burlou há uma semana a atriz Glória Pires. Segundo o delegado judicial, a atriz foi burlada em 13 mil reais, ou seja, mais de 4900 euros.

Os hackers enviaram um e-mail à atriz fazendo-se passar por um amigo, dizendo eu estaria em apuros e que este se encontrava fora do país. A atriz, confiando no e-mail do amigo, decidiu ajudá-lo e efetuou dois depósitos: um de 970 libras esterlinas e ou outro de 3250 libras.

De acordo com a informação divulgada por Gilson Perdigão, os hackers não direcionaram o seu e-mail especificamente para o endereço de Glória Pires, tendo sim apontado para uma série de contactos da vitima, sendo que apenas a atriz foi afetada, visto que os outros contactos acabaram por ignorar o falso pedido de ajuda.

Glória Pires viria a descobrir posteriormente que o seu amigo afinal tinha sido alvo de um hack e que a sua conta de e-mail tinha sido usado por outro.

A polícia do Rio de Janeiro já identificou o ISP de onde o hacker terá enviado os e-mails, aguardando apenas a autorização da Justiça para conseguir obter o endereço IP do responsável. As autoridades locais tentam ainda perceber para onde foi enviado o dinheiro da atriz.


http://wintech.pt/57-noticias/seguranca/14231-gloria-pires-burlada-em-mais-de-4900-euros

Origin com promoções de 50% em videojogos de ação

Escrito por Hélio Duarte a 25 abril 2013
Entre as 00h00 do dia 24 de abril e as 23h59 do dia 29 de Abril a plataforma de distribuição digital da Electronic Arts (Origin.com) vai ter uma nova promoção de 50 porcento de desconto na compra de videojogos.

Desta feita, trata-se de uma iniciativa dedicada aos videojogos de ação que é aplicável a produtos disponíveis na Origin.com, quer em títulos da Electronic Arts – como Battlefield 3, Need for Speed Most Wanted, Dead Space 3, Medal of Honor e Crysis 3 – quer em videojogos de outras editoras – como é o caso de Tomb Raider, Hitman e Sleeping Dogs.

Durante o período de promoção, os videojogos (da Electronic Arts e de outras editoras) podem ser adquiridos com 50 por cento de desconto.


Os interessados em aceder à promoção devem visitar o endereço : http://store.origin.com/store/eaemea/pt_PT/html/pbPage.action_sale_2013_pt_PT/.

----------------------------------------------------------------------

http://wintech.pt/80-noticias/jogos/14232-origin-com-promocoes-de-50-em-videojogos-de-acao

União Europeia vai oferecer 40 cursos online gratuitos

Escrito por Agência Lusa a 25 abril 2013
 
Portugal é um dos onze países que vão integrar a iniciativa “MOOC”, no âmbito da qual estarão disponíveis gratuitamente cerca de 40 de cursos ‘online’, em 12 línguas diferentes, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia.

A iniciativa, que conta com o apoio do executivo comunitário, é liderada pela Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) e envolve, principalmente, universidades abertas em Portugal, França, Itália, Lituânia, Holanda, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Cerca de 40 cursos estarão disponíveis gratuitamente e em 12 línguas diferentes (as 11 línguas dos parceiros e o árabe) no âmbito desta iniciativa.

Os temas dos cursos, adianta a Comissão Europeia, “vão da matemática à economia, passando pelas competências digitais, o comércio electrónico, as alterações climáticas, o património cultural, a responsabilidade social das empresas, o moderno Médio Oriente, a aprendizagem das línguas e a escrita de ficção”.

Cursos gratuitos, diplomas pagos

Os cursos podem ser frequentados num período determinado ou a qualquer momento e têm, “geralmente, uma duração de 20 a 200 horas de estudo”, segundo a Comissão Europeia.

Uma vez concluídos os cursos, os alunos poderão receber um certificado de conclusão, um distintivo, ou um crédito certificado que pode contar para um diploma de fim de estudos.

Neste último caso, explica Bruxelas, os alunos terão de pagar o certificado, que pode custar entre 25 e 400 euros, dependendo da duração do curso (o número de horas lectivas) e da instituição.

A comissária europeia para a Educação, Androulla Vassiliou, afirmou esperar que esta iniciativa “abra o ensino a dezenas de milhares de estudantes e incentive as escolas e universidades a adoptar métodos de ensino mais inovadores e flexíveis”, adiantando que o programa é um “elemento central” da estratégia de abertura dos sistemas de educação que a Comissão Europeia lançará no próximo Verão.

HomePage : OpenupEd

 ---------------------------------------------------------------------------

Como um hacker pode matar você

Por Renan Hamann em 25 de Abril de 2013
 

Você já parou para pensar na quantidade de eletrônicos que estão conectados durante todo o tempo e o quanto isso influencia nossas vidas? Isso não é referente apenas aos gadgets que utilizamos diariamente para nos conectarmos à internet, mas também a outras centenas de aplicativos, objetos e equipamentos (como marca-passos, carros com computadores de bordo e até mesmo redes elétricas).
É claro que esses exemplos não podem ser utilizados para que acessemos o Facebook ou algo parecido, mas eles trabalham com energia elétrica e frequências que podem ser afetadas por outros aparelhos. E é por isso que hackers podem matar pessoas. Não que isso signifique perigo constante, mas é necessário saber que a possibilidade realmente existe. Quer saber como? Então confira!

1. Desafiando a saúde eletrônica

Um coração que tenha problemas para controlar sozinho os seus batimentos pode ganhar o auxílio de um marca-passo. Esse aparelho tem a função de regular o ritmo cardíaco por meio de estímulos elétricos — pequenos e leves choques que forçam o coração a realizar as contrações necessárias para o bombeamento do sangue. E para que o dispositivo mantenha uma uniformidade, há um chip de controle central.

Como um hacker pode matar você 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Para evitar que tenham que ser feitas cirurgias para a troca de baterias nos marca-passos, já começam a serem estudadas formas de utilizar recarregadores wireless. E para que configurações também possam ser feitas sem novas invasões cirúrgicas, eles também possuem funções de controle remoto. Mas, se esses comandos caírem em mãos erradas, o que pode acontecer?
Segundo a SC Magazine, pesquisadores já descobriram que é possível fazer com que o firmware dos marca-passos seja modificado remotamente por pessoas que não possuem acesso a eles — e isso acontece em distâncias de até nove metros. Com essa invasão, torna-se possível ordenar descargas elétricas de 830 volts, o que , na maioria das vezes, causa a morte instantânea do portador.
O mais estanho é que essa descarga tão alta é possível graças a uma função escondida na maioria dos marca-passos. Ainda não é claro qual o real motivo dessa função, mas estima-se que ela seja programada para agir como um desfibrilador em casos de parada cardíaca. O pesquisador responsável pela descoberta afirma que é necessário “mostrar o lado mais escuro” do recurso para que as pessoas saibam com o que estão lidando.

2. Diabéticos também são ameaçados

Sendo ainda mais fácil do que acessar equipamentos que estão no interior do corpo de alguém, há técnicas que permitem a invasão de equipamentos que estão instalados externamente. É o caso de bombas eletrônicas de insulina, que são utilizadas para suprir a demanda da substância, que deixa de ser produzida pelo pâncreas de diabéticos.

Como um hacker pode matar você 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O problema é que, assim como no exemplo anterior, essas bombas podem ser controladas remotamente, caso um hacker consiga ter acesso aos comandos do aparelho. E isso poderia resultar no bloqueio do envio ou no envio excessivo de insulina para o corpo humano — causando lesões sérias em ambos os casos.
Algo que deixa o processo da insulina mais simples de ser resolvido é o fato de que o diabético pode perceber que está sendo atacado e desligar o aparelho ou desconectá-lo. No marca-passo, a descarga fulminante não permite que algo seja feito para interromper o processo.

3. Sabotagem online de carros

Há uma série de equipamentos de segurança para veículos que permitem o bloqueio remoto de todas as funções deles — forçando bandidos a abandonar os carros, pois eles podem ficar completamente imóveis. Mas esses mesmos sistemas de acesso remoto podem fazer com que hackers obtenham acesso a funções que não deveriam cair em mãos erradas.

Como um hacker pode matar você 
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O PopSci mostra que já houve comprovações de que sistemas como o OnStar podem ser acessados por redes comuns de telefonia, desde que sejam usados os equipamentos corretos. E depois que o acesso for realizado, é possível fazer com que uma série de funções dos veículos seja alterada. Infelizmente, isso inclui o sistema de freios, motores e luzes.
Com isso, podem realmente ser realizadas sabotagens enquanto os carros estão em movimento. É importante dizer que isso exige a utilização de grandes equipamentos de identificação e corrupção de frequências, mas não podemos garantir que no futuro isso não seja mais facilmente conseguido.

4. Invasão e derrubada de aviões

Existe uma quantidade imensa de comandos realizados por equipamentos eletrônicos nos aviões. A existência de qualquer interferência pode causar danos complicados ao funcionamento deles, e é por isso que devemos desligar nossos aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens — e os sistemas de emissão de frequência durante todo o voo.

Como um hacker pode matar você 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Mas será possível invadir um sistema desses com um smartphone? Segundo um pesquisador alemão contou ao The Week, a resposta é “sim”. Ele afirma ter criado um aplicativo capaz de identificar frequências do sistema de controle central das aeronaves, utilizando o acesso para modificar diversas orientações que os pilotos atribuem aos aviões. Isso inclui altitude e velocidade, segundo o responsável pelo sistema.
Para o Information Week, um porta-voz da Honeywell (uma das maiores empresas de sistemas para aviões do mundo) disse que o hacker só conseguiu realizar as invasões em seus testes, pois utilizava redes simuladas. Ele afirmou ainda que em aviões reais o acesso por esse tipo de aplicativo é completamente impossível. Mesmo assim, vale a pena ficar de olho bem aberto.

5. Derrubando redes elétricas

Quedas de luz podem ser muito problemáticas em diversas situações. Quando acontecem de uma maneira mais generalizada, forçam estabelecimentos comerciais a fechar as portas mais cedo, hospitais precisam ligar seus geradores e uma série de outros locais também é afetada — o que inclui até mesmo a sua casa e os alimentos da sua geladeira.

Como um hacker pode matar você 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Em muitos casos, as consequências disso podem ser mortais. Um cruzamento movimentado não pode ficar sem semáforos, e a ausência de energia elétrica causa exatamente isso. O caos pode ser instaurado em pouco tempo e isso gera violência — assim, as mortes não devem ser descartadas do leque de possibilidades. E você pode não saber, mas há como hackers causarem quedas de energia elétrica.
Como foi publicado no CNET, já houve casos de “redes inteligentes” que foram acessadas por pessoas não autorizadas, causando alguns problemas para a estabilidade dos sistemas. E após o primeiro acesso, torna-se muito fácil fazer com que a transmissão de energia seja afetada em larga escala — afinal de contas, as conexões são feitas de uma maneira bem complexa e integrada.
.....
Pois é, há formas de os hackers assassinarem pessoas e nós nem imaginamos. É claro que isso foge da escala de crimes virtuais e torna-se um crime comum, mas a identificação dos ataques pode ser muito mais difícil. Quais serão as melhores formas de se defender desses tipos de criminosos? Temos que esperar novas soluções de segurança para saber.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23 de abril de 2013

IBM participa em projeto de investigação que permitirá aproveitar energia solar até 2000 vezes

Escrito por João Fernandes a 22 abril 2013
 
Hoje, no Dia da Terra, os cientistas dos Laboratórios da IBM em Zurique, na Suíça, anunciam uma parceria com outras entidades locais para o desenvolvimento de um sistema fotovoltaico mais acessível e capaz de concentrar em si, em média, o poder de 2000 Sóis, com uma eficiência que permitirá absorver e converter 80 por cento  da radiação em energia útil. Este sistema pode ser construído em qualquer lugar do Planeta para oferecer energia sustentável, água potável e ar fresco, a um custo três vezes menor do que os sistemas atuais. 


O projeto a três anos terá um custo total de 2.4 milhões de dólares, valor este que foi concedido pela Comissão para a Tecnologia e Inovação, na Suíça, a uma equipa de investigação composta por cientistas da IBM Research, da Airlight Energy (um fornecedor de tecnologia solar), da ETH Zurich (formação na área das energias renováveis) e do Instituto de Micro e Nanotecnologia (MNT) para desenvolver um Sistema de Alta Concentração Fotovoltaica e Térmica (HCPVT) mais económico.

Com base num estudo realizado pela European Solar Thermal Electricity Association (ESTELA) e pela Greenpeace Internacional, seriam necessários apenas 2 por cento  da área total do deserto do Saara para fornecer a eletricidade necessária ao mundo inteiro (Concentrating Solar Power: Outlook 2009). No entanto, as tecnologias de energia solar atualmente existentes no mercado são ainda demasiado caras e lentas para o conseguirem.

O protótipo do sistema HCPVT utiliza um grande dispositivo parabólico, composto por múltiplos espelhos, que consegue posicionar-se mediante o melhor ângulo de acordo com a posição do sol. Uma vez alinhado, os raios do sol refletem nos espelhos para vários recetores, conseguindo converter 200-250 watts de energia, em média, ao longo de um dia típico de oito horas numa região que habitualmente recebe Sol. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Nova build do Windows 8.1 surge na Internet

Escrito por João Fernandes a 21 abril 2013
 
A terceira build do Windows 8.1 já está a circular livremente na Internet. A build 9374 é a mais recente versão conhecida do update para o Windows 8, sucedendo a versão anterior, a build 9369.

Para já, segundo foi possível perceber, existem poucas mudanças entre esta nova build e as builds anteriores, pelo que apenas apresenta algumas correções de bugs.

Como é habitual, caso se sinta tentado a descarrega-la e a instalá-la, recomendamos que o faça numa máquina virtual e não use estas builds como sistema operativo principal.

Recordamos que é esperado o lançamento público de uma das versões de testes durante a conferência BUILD, que se realiza em Junho nos Estados Unidos.


Entretanto o pessoal do site Winbeta.org decidiu publicar um vídeo onde demonstra algumas das novidades nesta nova build recém-lançada na Internet.


 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Série LII LG chega às lojas portuguesas

Escrito por João Fernandes a 20 abril 2013
 
A LG Electronics (LG) vai lançar em Portugal, nos meses de abril e maio, os novos smartphones da recém-apresentada série LII – Maximo L3II, L7II e L5II. Com mais de 15 milhões de smartphones Maximo L vendidos globalmente, a série LII pretende dar continuidade ao sucesso alcançado pela sua predecessora, com o seu estilo sofisticado e funcionalidades diferenciadoras.

Retomando o ADN da série L original, a série LII mantém a aposta LG no Design distintivo, conjugado com as últimas tendências da inovação tecnológica. Esta renovada série L traz consigo novos elementos estéticos e o melhor das aplicações UX (user-experience) exclusivas da LG.

O destaque vai para um detalhe que conjuga de forma única estas duas vertentes: o novo botão Home com iluminação Smart LED. Este botão retroiluminado é capaz de produzir avisos com várias cores e efeitos luminosos que correspondem a notificações com diferentes origens e significados (Ex: alarme, chamada perdida, nova sms, etc).

O primeiro dos novos smartphones da série LII, o Maximo L3II, é lançado esta semana em Portugal com um PVP de 139 euros (livre de operador).

Já os Maximos L7II e L5II serão lançados até meados de maio, com PVPs de, respetivamente, 289€ e 209€ (livres de operador).




http://wintech.pt/38-noticias/telemoveis/14203-serie-lii-lg-chega-as-lojas-portuguesas

Samsung apresenta primeiro Ultrabook com ecrã tátil

Escrito por João Fernandes a 22 abril 2013
 
A Samsung Electronics Co., Ltd, player global em média digital e tecnologias de convergência digitais, apresentou o novo Notebook Series 5 ULTRA Touch, com Windows 8. Equipado com um ecrã HD SuperBright de 13,3 polegadas, com funcionalidades multi-toque até 10 dedos em simultâneo e com um poderoso processador Intel® Core™ de terceira geração, o Série 5 ULTRA é capaz de explorar a interface concebida para o toque do Windows 8, de forma a garantir uma utilização intuitiva e sem complicações.

“Com a chegada do Windows 8, a forma como utilizamos os notebooks mudou, levando a que os clientes peçam novas funcionalidades, como a opção de ecrã tátil, mas sem colocar em causa os tradicionais métodos de uso, como o teclado e o rato”, referiu David Song, Senior Vice President de IT Solutions Business na Samsung Electronics. “O nosso novo Série 5 ULTRA Touch vai seguramente responder a todas as exigências dos nossos clientes, e garantir uma utilização mais intuitiva, juntamente com uma performance poderosa e muito espaço para armazenamento.”

 Ecrã tátil intuitivo para uma experiência de utilização melhorada

Com o lançamento do novo sistema operativo Windows 8, é esperado um aumento significativo na procura de notebooks com ecrãs táteis. Para responder a essa necessidade, o Série 5 ULTRA Touch está equipado com um ecrã tátil com funcionalidade multi-toque até 10 dedos – um salto tecnológico no que respeita a interatividade, já que ultrapassa a opção de multi-toque de apenas dois dedos e assegura um controlo total através de toque, permitindo o uso de até 10 dedos num computador portátil. A sua sensibilidade melhorada permite que os utilizadores aproveitem todas as capacidades das mais recentes aplicações de entretenimento ou efectuar tarefas complicadas de edição de conteúdos. Faça pinch para fazer zoom dos conteúdos ou rode imagens e navegue através das páginas com toda a facilidade, usando a funcionalidade multi-toque até 10 dedos.

Atualizações importantes de hardware

Disponível com um ecrã de 13,3 polegadas, o Série 5 ULTRA Touch está equipado com um processador Intel® Core™ i7-3517U de terceira geração, com até 12 GB de memória, 500 GB de armazenamento e um sistema Express Cache™ de 24 GB, assegurando uma experiência de utilização sem falhas, que os consumidores desejam em qualquer cenário de utilização. Um CPU 10 a 15 por cento mais eficiente, um processamento de media 2x mais rápido e capacidades de rendering 3D, funcionalidade Fast Boot, arrancando em menos de 20 segundos, de wake-up (em dois segundos) e uma navegação mais rápida na Internet – estes são apenas alguns exemplos dos argumentos que o Série 5 ULTRA Touch apresenta ao mercado.

ULTRA Armazenamento e ULTRA mobilidade

A escassez de capacidade de armazenamento ou as dificuldades de ligação podem ser entraves à eficiência no trabalho e à produtividade. O Série 5 ULTRA Touch da Samsung disponibiliza armazenamento até 500 GB, um valor até duas vezes superior do que o de outros modelos do segmento UltrabookTM. Além disso, conta com uma porta HDMI de tamanho normal, uma porta USB 3.0, duas USB 2.0, um slot multi SD 3 em 1, uma porta Ethernet e uma webcam de 1,3 Mp.

O transporte de notebooks volumosos foi sempre um problema, especialmente para os profissionais que andam sempre em movimento. Com apenas 16,9 mm de espessura e com 1,64 Kg de peso, o Série 5 ULTRA Touch é incrivelmente portátil, dadas as suas funcionalidades de ecrã tátil e funcionalidades  de notebook completo.

E para assegurar uma ligação consistente, o novo equipamento oferece até 6,7 horas de autonomia com um único carregamento, para que os consumidores possam manter-se focados no filme que estão a ver, ou nas suas tarefas profissionais. Além disso, a tecnologia BatteryLife Plus da Samsung aumenta o tempo de vida da bateria até 1,500 ciclos ou três anos.

Alumínio e fibra de vidro para maior durabilidade e estilo

O novo Séries 5 ULTRA Touch consegue juntar num equipamento um estilo profissional e durabilidade. O exterior é refinado e sofisticadamente simples, sendo concebido em alumínio metálico escovado. A parte inferior foi criada em fibra de vidro, assegurando a solidez e o peso leve que os consumidores exigem, mas sem colocar em causa a proteção contra choques e impactos.