26 de dezembro de 2015

O Windows 10 está a espiar tudo o que tu fazes – aqui está a solução para prevenir isso

windows-10-1
O Windows 10 é o novo sistema operativo da Microsoft. Muita gente está a usa-lo mas pouca gente sabe que ele espia tudo o que tu fazes. Mas nós temos a solução para prevenir isso.
Primeiro, temos que ficar a saber porque é que a Microsoft faz isso. E a resposta é simples: porque pode.
Muitas pessoas não lêm as declarações de privacidade. Por isso, basta dar uma vista de olhos aqui e encontramos a “autorização” da Microsoft.


Como te podes proteger?

1 – Vai a Definições/Settings, depois a Privacidade/Privacy. Ali tens 13 opções – sim, 13 – sobre os dados que partilhas. Revê uma a uma e desactiva aquilo que considerares demasiado intrusivo – ou seja, mais de metade.
2 – Desactiva a Cortana. O “assistente virtual” é na realidade um aglomerado de informações da tua privacidade. Este vídeo explica-te como o fazeres (em Inglês).
3 – Vai a este link e desactiva as duas primeiras opções. Isto vai fazer com que não exista “tracking” teu pela Internet a partir do teu Windows.
4 – Para uma maior segurança, e para impedir que a Microsoft saiba onde te ligas e que comutadores usas, deverás criar uma conta local e eliminar a tua conta Microsoft, impedindo assim que todos os teus dados sejam sincronizados com todos os dispositivos. Imagina só se perdes ou te roubam um dispositivo… os outros ficam gravemente afectados.

windows-10-1

Estas são as dicas básicas, explicadas pelo blog BRG. Não te esqueças que o Windows é novo e que muita coisa (ainda) não foi descoberta.

------------------------------------------------------------------------------------

http://www.hackersportugal.com/o-windows-10-esta-a-espiar-tudo-o-que-tu-fazes-aqui-esta-a-solucao-para-prevenir-isso/

Já desativaste o keylogger do Windows 10? Se ainda não, faz isso rapidamente!

blue-wallpaper_windows_10_hd_2880x1800
O Windows 10 tem sem dúvida uma má reputação.

Depois das várias dicas que demos, nomeadamente para ganhares mais controlo da sua privacidade ou para impedires que o Windows 10 te “espie”, há outra coisa que tens que fazer, se é que ainda não fizeste: desligar o keylogger.

O keylogger começou a ser usado na versão “preview” do Windows 10 há alguns meses. Na altura, pensava-se que como era uma versão de testes, que ele ia desaparecer na versão final. Mas estávamos enganados. O Windows 10 continuou com o keylogger na versão final, o que por outras palavras quer dizer que as pessoas que actualizaram para a versão grátis… na realidade, o grátis tem sempre um preço: a tua privacidade.

Como desligra o keylogger?

Temos uma versão do Windows 10 para testes aqui no Hackers Portugal, por isso vamos mostrar-te em imagens o que fazer (as imagens estão em inglês, mas é fácil veres qual a opção em Português):
1 – Vai ao Menu Iniciar e depois clica em Definições/Settings
2 – Clica em Privacidade/Privacy e depois em Geral/General
3 – Desactiva a terceira opção do lado direito, como  vês na imagem


windows10keylogger


4 – Em seguida, no lado esquerdo, clica na quinta opção e faz o mesmo, conforme vês na imagem


windows10keylogger1


E pronto. Já está!

Lembra-te que podes desactivar outras opções que comprometem a tua privacidade com esta aplicação.

------------------------------------------------------------------------------------

http://www.hackersportugal.com/ja-desativaste-o-keylogger-do-windows-10-se-ainda-nao-faz-isso-rapidamente/

Windows 10: como ativar o “Modo Deus” no novo sistema operacional




O lendário “Modo Deus” (ou “GodMode”, no original em inglês) não é nenhuma novidade. Ele já estava presente em versões mais antigas do Windows e sempre ajudou muito a vida de administradores de sistemas ou usuários avançados que tinham a necessidade de efetuar configurações mais complexas no computador.

Vale aqui uma pequena explicação para quem nunca ouviu falar do conceito: o GodMode é nada mais do que um painel de controle especial que reúne em um único lugar todas as ferramentas que você precisa para gerenciar em detalhes a sua máquina. Contas de usuários, backups, organização de dispositivos conectados (incluindo impressoras), segurança, perfis de energia, fontes, firewall, data e hora etc.

O processo para ativar esse recurso precioso no recém-lançado Windows 10 é incrivelmente simples. Na Área de trabalho do seu PC, clique com o botão direito do mouse em qualquer região limpa, e, através do menu de contexto que se abre, crie uma nova pasta qualquer, por enquanto, nem é preciso atribuir um nome ao tal diretório.



Em seguida, selecione a pasta e pressione a tecla F2 (ou clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Renomear”) Agora vem a parte mágica: renomeie o diretório como “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” (sem as aspas) e pressione a tecla Enter. Conforme exemplificado na imagem abaixo, perceba que o ícone da pasta muda completamente.


Pronto! Ao dar dois cliques no ícone, você será apresentado ao painel do Modo Deus. Perceba que todas as ferramentas do GodMode estão separadas em diferentes categorias, e que estas estão ordenadas em ordem alfabética. Use o recurso à vontade, mas lembre-se de jamais renomear a “pasta/ícone”, pois o acesso será perdido instantaneamente e você precisará refazer o procedimento desde o início.
Se você ainda não tem um Windows original para atualizar, clique aqui e compre o Windows 10 direto na loja oficial da Microsoft.


Fonte(s)