27 de agosto de 2012

Nova ameaça infeta computadores com Windows, Mac e máquinas virtuais

escrito por João Fernandes a 27 Agosto 2012
 
Sample Image
No final da passada semana, a Symantec revelou alguns detalhes sobre uma nova ameaça.

Esta ameaça, conhecida como Crisis, propaga-se através do formato .jar, do Java fazendo-se passar por um instalador do Adobe Flash, e infeta computadores com o sistema operativo Windows, Windows Mobile, Mac OS X e as máquinas virtuais do VMware.

A empresa de segurança divulga ainda que nos sistemas Mac OS X, o malware rouba informações pessoais do utilizador (como as palavras passe, informação digitada no teclado, entre outras), enviando-as de seguida para um servidor remoto. De notar que esta ameaça não necessita de “pedir autorização” ao administrador do sistema para ser instalado.

Apesar de invadir as maquinas virtuais do VMWare, os investigadores concluíram que o virus não consegue infestar as maquinas virtuais que estiverem encriptadas, o que poderá ser uma boa noticia para os ambientes empresariais.

A Symantec finaliza a informação assinalando o facto que este malware pode facilmente propagar-se através da “partilha” de discos amovíveis (PEN ou discos externos) pois recorre também ao ficheiro autorun.inf para se dessiminar.

De acordo com dados da Symantec, até agora o malware Crisis só foi detetado em menos de 50 máquinas em todo o mundo, mas dada a sua capacidade de infetar Macs e PCs Windows, é agora considerado como tendo alguma importância.

http://wintech.com.pt/content/view/12745/1/#.UDtbFaN62So

Sem comentários:

Enviar um comentário