3 de junho de 2013

Análise Análise : Nokia Lumia 820

classificação editor
 Fruto da parceria realizada com a Microsoft há 3 anos, ao longo dos últimos tempos, a Nokia tem apostado forte na criação de smartphones da linha Lumia dotados com sistema operativo Windows Phone. Depois do Windows Phone 7 e 7.5, recentemente atualizado para 7.8, a Nokia lançou os equipamentos baseados na nova versão do sistema operativo, o Windows Phone 8.


Um dos mais recentes equipamentos lançados pela finlandesa Nokia foi-nos enviado e ao longo das próximas linhas vamos dar a conhecer o que nos parece este Lumia 820.
 


Na Caixa

A pequena embalagem que transporta o Lumia 820 é composta (como não poderia deixar de ser) pelo smartphone, cabo de dados e respetivo transformador 220, auricular e manuais de utilização.

Design

O Lumia 820 enviado pela Nokia distingue-se facilmente dos demais pelo facto de ter a sua capa traseira na cor branca, deixando desde logo transparecer que existem cores que podem identificar mais facilmente o seu utilizador. De facto o Lumia 820 está disponível nas cores amarelo, vermelho, branco, preto, sendo que facilmente podem ser adquiridas outras tampas com diferentes tonalidades e assim personalizar o equipamento do utilizador.
O ecrã AMOLED de 4,3” que compõe este equipamento ocupa grande parte do smartphone, sobrando apenas o espaço para a camara frontal, sensores de luminosidade / proximidade e para os três botões (retrocesso, ecrã inicial e lupa de pesquisa) que caracterizam todos os smartphones com o sistema operativo Windows Phone.

No topo temos apenas o conector jack 3 ½ para a ligação do auricular / auscultadores. Por outro lado, na parte inferior, temos a coluna de som e a ligação para o carregador, que pode ser também usada para ligar o cabo de dados ao PC.
Na lateral direita do equipamento temos o controlador de volume (+ e -), botão de bloqueio / desbloqueio de ecrã e botao para ativar e usar a camara fotográfica.

Na traseira do equipamento, o Lumia 820, possui uma camara com lentes Carl Zeiss de 8 Megapixeis e um duplo flash LED.
Uma vez “descascado” o equipamento e removida a tampa (que tem “um truque” para se abrir mais facilmente), temos o compartimento da bateria e duas ranhuras para a colocação de cartões: uma para o cartão micro-SIM e outra para o cartão micro-SD.

Experiência de Utilização

Ao longo destes meses de utilização do Nokia Lumia 820 foram vários os cenários que nos deparamos, desde a utilização do equipamento para ver e-mails, aceder às redes sociais, visualização de vídeo em HD através de serviços de streaming (exemplo : Youtube), jogos, gravação de vídeo, fotografia, entre muitas outras funcionalidades com que diariamente nos deparávamos e que o equipamento se mostrou sempre à altura sem problemas de estabilidade e desempenho.

Camara Digital

Nos testes que efetuamos à camara os resultados foram bastante bons. Tiramos fotografias de dia e de noite, com mais ou menos luz, sendo que as fotografias obtidas apresentam uma excelente qualidade. O duplo flash ajuda a conseguir resultados positivos em ambientes com menos luz.
Um dos pontos que achamos mais interessantes é que o de fotografar com recurso ao Zoom, que, contrariamente ao que já tivemos hipótese de testar noutros equipamentos, surge com uma otimização do resultado, tornando a imagem muito mais nítida do que aquilo que é apresentado no ecrã quando estamos a tirar a foto. Destaque ainda para nas fotografias em movimento, o resultado ser também bastante satisfatório.
Mas, além da camara de 8 Megapixeis que a Nokia integrou no Lumia 820, incluiu ainda algumas aplicações que tornam esta camara digital ainda mais funcional. Por exemplo, a App “Panorama” permite a criação de fotos panorâmicas. A App “Cinemagrafia” permite a criação de imagens animadas, recorrendo a uma série de fotografias sequenciais, depois o utilizador indica quais as partes do ecrã que pretende animas e quais devem ser estáticas criando dessa forma um “gif” animado.
A App “Smart Shoot” recorre também às fotografias sequenciais permitindo ao utilizador escolher a melhor. Além disto, o utilizador pode também fazer algumas tarefas de edição de forma a tornar a fotografia perfeita.

 http://youtu.be/xTtUr2ti2h0

 Som 

A qualidade sonora do Lumia 820 é, para nós, um dos pontos mais fortes do equipamento. As colunas apresentam um volume bastante bom e uma qualidade acima do normal, sendo que no volume máximo, as musicas reproduzidas são nítidas e sem qualquer nível de distorção.
Na utilização em “modo telefone”, a qualidade sonora do auscultador é também bastante boa, e de uma excelente fidelidade.

Sistema Operativo

Consideramos que a utilização do sistema operativo Windows Phone 8 é de fácil aprendizagem, sendo que facilmente qualquer utilizador conseguirá rapidamente adaptar-se ao método de funcionamento do sistema. Quem já usou ou usa uma Xbox ou um PC com Windows 8 terá o trabalho facilitado, pois consegue compreender melhor como é o funcionamento deste sistema operativo.
O ecrã principal pode ser facilmente personalizado, e os “Live Tiles” podem agora ter 3 dimensões possíveis, situação que também já pode ser “sentida” pelos utilizadores do Windows Phone 7.8.

Fruto também da parceria realizada entre a Nokia e a Microsoft, os equipamentos Lumia com Windows Phone 8 possuem uma série de aplicações integradas nativamente e exclusivamente para serem usadas nestes smartphones da empresa finlandesa. Destaque para o Nokia Maps, uma aplicação semelhante ao Google Maps; ao Nokia Drive, uma aplicação de navegação; ao Nokia City Lens, uma aplicação que recolhe a informação de localização e indica alguns pontos de referência desse local apresentando, por exemplo, o melhor restaurante, a melhor loja, etc; o Nokia Transport, uma App que verifica a existência de transportes públicos na zona; e o Nokia Music, uma aplicação que permite ao utilizador criar a sua própria estação de radio ou adquirir musica.

Autonomia

A autonomia deste equipamento é também ela excelente. É certo que este tipo de equipamentos tem, por norma, uma autonomia de 1 a 2 dias, porém, na utilização que demos ao equipamento conseguimos ter, em media, uma autonomia de 3 a 4 dias, sendo que notamos uma melhoria apos realizarmos uma atualização ao smartphone.
No entanto, para que estes resultados fossem possíveis, tivemos de recorrer a alguns truques como desativar o NFC, Wi-Fi, Bluetooth, e porque não dispomos de um plano de dados decidimos desativar a ligação de dados e optamos por ter uma velocidade de ligação máxima 2G. Ainda assim, e para quem quer ter as opções todas ativas podemos garantir que a média passa a ser um carregamento quase diário…Tal como acontece com a grande maioria dos smartphones do mercado…

Conclusão

O Nokia Lumia 820 é, para nós, um smartphone próximo da perfeição. Este é um telefone bastante versátil, está muito bem construído, apresenta uma excelente qualidade a todos os níveis e o Windows Phone 8 representa uma melhoria bastante positiva no desenvolvimento de sistemas operativos para dispositivos móveis por parte da Microsoft.
As aplicações, ligações, camara, som e autonomia são pontos bastante positivos e que para nós são pontos fulcrais para quem adquire um equipamento deste tipo e com estas características. O preço, próximo dos 500€, ainda que bastante elevado consideramos que este é equipamento justifica plenamente o seu investimento.
Classificação dos Editores
Fantástico

Analisado por: João Fernandes

  • Design  ****
  • Ecrã ****
  • Chamadas *****
  • Software ****
  • Qualidade *****
  • Camara ****
  • Desempenho *****
  • Bateria ****



  • ---------------------------------------------------------------------------------------

    http://wintech.pt/analises/105-hardware/14394-analise-nokia-lumia-820#.Uay8I5xviYA

    Sem comentários:

    Enviar um comentário