Embalagem
Sem contar com detalhados elementos mais
decorativos, a compacta embalagem da Lumix TZ-40 apresenta-se num fino
perfil de cartão canelado, branco nas suas faces exteriores, à exceção
das abas laterais, que se encontram em tons de negro. Com uma face
superior dotada de uma ilustração do corpo da câmara, e com todas as
principais caraterísticas dispostas junto dos logótipos da Panasonic e
Lumix, as faces da embalagem mostram-se repletas de caracteres e
pequenos ícones, enchendo, por assim dizer, todo o espaço disponível em
torno da embalagem. Contudo, toda esta complicação gráfica no exterior
em nada deixa antever a simplicidade encontrada no interior da
embalagem. Pequenos perfis de cartão separam o carregador dos manuais e
da câmara propriamente dita, que se encontra colocada dentro de um
invólucro branco têxtil, totalmente forrado por uma saqueta plástica de
bolhas. De resto, pequenas saquetas vão acomodando os restantes
componentes presentes na embalagem, garantindo uma proteção simples, mas
sem ocupar demasiado espaço.
Design
A Lumix TZ-40 da Panasonic apresenta-se
como uma câmara digital discreta, bastante plana e robusta, mas que não
conta com grandes elementos decorativos ou embelezamentos cromáticos.
Disponível em negro, cinzento ou branco, em nenhuma das três variantes
esta câmara visa mostrar grandes luxos, contando sempre com muito poucas
nuances de tonalidades entre os seus mais variados componentes. As suas
dimensões revelam-se bem adaptadas à mão, assim como a localização dos
mais variados botões, numa câmara que coloca basicamente todos os seus
controlos à distância do polegar e do indicador direito. De facto, a
face frontal da TZ-40 apenas conta com a objetiva extensível, flash fixo
e integrado no corpo e uma suave mas bem colocada pega em borracha,
que, tendo em conta o tendencioso peso desta câmara no seu lado direito,
poderia ser algo maior, a fim de permitir uma preensão ligeiramente
melhor por parte do utilizador. Ao lado da pega, podemos encontrar uma
muito dissimulada tampa para os cabos HDMI, e por baixo, a tampa da
bateria e do cartão SD, de tranca deslizável em cinzento.
Já a face superior desta Lumix conta com
o botão On/Off, botão de vídeo (a vermelho), zoom progressivo e ainda o
botão de seleção de programa, com um pequeno marcador circular a branco
a sinalizar qual o programa escolhido. Este botão conta ainda com
estrias laterais, que possibilitam a aderência do dedo e uma maior
eficácia a alternar os programas da máquina enquanto se encontra em
utilização. Ao lado deste botão circular, podemos encontrar as ranhuras
para microfone e colunas da TZ-40, constituídas por pequenos furos
circulares que acabam por se manter algo discretos na formalidade da
nossa câmara. No que diz respeito à face traseira da Lumix TZ-40 -
aquela que mais interessará ao utilizador - podemos encontrar um largo
ecrã Touch, que ocupará cerca de 80% de toda a face, e ao seu lado, um
já habitual cursor de navegação, metalizado, e ainda cinco pequenos
botões: o de visualização de imagens, o botão "display", o botão de
exposição, o de definições de qualidade e ainda um novíssimo botão
Wi-Fi, coincidente com uma das grandes novidades desta câmara. Embora
conte já com um ecrã de funcionalidades Touch, a Panasonic mostra não
querer dar totalmente o passo para esta nova tecnologia, mantendo nos
locais habituais os botões diretamente ligados a uma eficiente
utilização da câmara, permitindo assim a continuidade de uma utilização
já habitual, sem grandes revoluções, sendo essas garantidas para quem
quiser verdadeiramente explorar o interface desta TZ-40, podendo
configurar no ecrã tudo aquilo (e muito mais) que terá acesso através
dos botões existentes, que embora pequenos, se revelam salientes e de
boa utilização, sem esforço, e de um modo extremamente intuitivo.
Caraterísticas Técnicas
Dispondo de um sensor de 18.1
Megapixéis, e de zoom ótico de 20x, a Lumix TZ-40 revela-se uma câmara
de grande potencial no que diz respeito à sua gama, contando ainda com
capacidade para gravação de vídeo em Full HD, fotografias panorâmicas,
ligação à internet para divulgação imediata de fotografias e ainda
sistema de GPS integrado para rotular automaticamente todas as fotos com
localização, para além do já bem clássico "Data e Hora". Com focagem
até 23 pontos, ou focagem e memorização tátil no próprio ecrã, a TZ-40
leva nas suas caraterísticas, um pouco mais além o conceito de
versatilidade associada à tecnologia numa câmara compacta digital,
prometendo desde logo uma muito boa capacidade para se capturar "grandes
momentos" com a nossa máquina.
Interface
"Simplificar" terá sido mesmo o mote
utilizado pela Panasonic na criação deste modelo Lumix TZ-40. Para além
dos já referidos botões colocados na face traseira da câmara, o
utilizador poderá encontrar ainda menus extremamente intuitivos e de
seleção direta, quer seja através dos controlos Touch ou por intermédio
de botões físicos. Começando pela seleção de programas, que nos vai
aparecendo no visor enquanto rodamos o grande botão em cima, passando
pela bolha digital, pontos de focagem, seleção de GPS, focagem Touch,
flash, tamanho de imagem ou método de disparo, todos os menus surgem-nos
de um modo verdadeiramente simples e muito bem identificado e
explicado. Os próprios programas mostram-se muito bem explicados, e
todas as funcionalidades disponíveis apresentam-se no ecrã através de
pequenos ícones ilustrativos de cada configuração. Até mesmo em modo
Manual, a utilização da câmara revela-se bastante intuitiva, bastando ao
utilizador pressionar o botão de exposição (Exposure/Map) e com os
cursores selecionar para cima e para baixo as velocidades e para os
lados a abertura. Ainda em modo Manual, bastará um pequeno toque no
botão "Q.Menu" para definir ISO, equilíbrio de brancos e ainda modo de
focagem, potenciando assim todo o processo de fotografar em modo Manual.
Nesse contexto, todo o Display se revela de grande qualidade e
fortemente centrado no utilizador. O próprio botão Display permite de um
modo rápido e eficaz limpar ou preencher o nosso ecrã com todo o tipo
de dados, mais úteis ou dispensáveis, inerentes à nossa fotografia ou
vídeo, garantindo assim à Panasonic uma câmara muito fácil de utilizar e
com funcionalidades acessíveis a qualquer um.
Experiência de Utilização
Todo o processo de utilização da câmara
Lumix TZ-40 decorre sem qualquer tipo de dificuldades, desde que é
ligada, e até todos os referentes serem fotografados ou filmados. Quer o
utilizador prefira guiar-se pelos botões propriamente ditos, quer se
queira aventurar por todas as inovações Touch trazidas uma vez mais pela
Panasonic, a garantia é de que em momento algum se irá deparar com um
produto complexo, de difícil utilização ou configuração. Muito pelo
contrário. A já referida simplicidade desta câmara permite a qualquer
utilizador tirar partido de todas as caraterísticas inerentes a este
modelo, sem que muitas vezes dê conta de todo o potencial que tem nas
mãos. De facto, o maior dos paralelismos será o de dizer que dadas as
facilidades de utilização, e uma aparência completamente discreta em
toda a formalidade desta TZ-40, só quando se começa a explorar todos os
menus é que verdadeiramente "levantamos o capot" e vemos o grande motor
escondido por baixo. Para quem começar a utilizar esta câmara em modo
automático, os resultados irão aparecer de um modo tão intuitivo que
dificilmente se perceberá de imediato todas as configurações e
funcionalidades "extra" disponíveis para o mais exigente dos
utilizadores.
Desempenho
Em termos de desempenho, e Panasonic
Lumix TZ-40 em nada dececiona, tendo em conta a gama em que se insere.
As imagens mostram-se nítidas, e claro, não tão "brilhantes" como as que
vemos no próprio visor, mas também não ficam muito diferentes daquilo
que é visível na própria câmara. Em condições ótimas de fotografia, o
utilizador poderá contar com uma excelente nitidez e recorte, de cores
bastante fidedignas e uma iluminação bastante equilibrada. Mesmo em
ambientes interiores ou com pouca luz a resposta da TZ-40 é francamente
boa, ficando apenas o flash um pouco aquém do esperado quando
fotografamos a alguma distância e com necessidade de zoom. Mesmo em
fotografia noturna, conseguem-se bons resultados, com a câmara a "ir
buscar" vários pontos distintos com considerável nitidez de imagem. E
para tais resultados, o utilizador não necessitará de recorrer a grandes
conhecimentos do modo Manual, uma vez que todos os automatismos se
revelam muito úteis para se conseguir boas imagens e com o mínimo de
esforço.
Uma grande surpresa em termos de
desempenho é o componente de vídeo desta câmara, em que as imagens
captadas se revelam dotadas de uma relevante qualidade, a que o Full HD
não é alheio, permitindo ao mais casual dos utilizadores a captação de
bons vídeos, com muita qualidade e nitidez, sempre fluída, revelando-se
em ambientes com pouca luz com ainda melhores resultados do que a
própria fotografia. Deste modo, a Panasonic conseguiu nesta sua câmara
não só um forte produto no que diz respeito à fotografia, como também
uma máquina de elevada qualidade no que ao vídeo diz respeito, nesta que
parece ser uma cada vez mais recorrente aposta das mais variadas
fabricantes de fundir num só equipamento fotografia e vídeo em prol das
funcionalidades disponíveis para o utilizador.
Autonomia
Tal como a Panasonic nos vem habituando,
a autonomia revela-se uma vez mais um componente de destaque nas suas
câmaras. Capaz de fotografar e filmar durante muito tempo seguido, a
Panasonic aponta para 300 fotos o tempo útil de bateria. Daquilo que nos
foi permitido testar, e caso o utilizador não esteja constantemente a
visualizar ou editar as suas imagens, tais valores "de fábrica" poderão
mesmo vir a ser ultrapassados. Para uma utilização casual, o utilizador
poderá "descobrir" a câmara, navegar pelos menus e ainda assim captar
largas dezenas de imagens com um só carregamento de bateria. A própria
câmara vem ainda equipada com um sistema de poupança energética no
visor, que permitirá ainda ao utilizador usufruir da bateria durante
mais tempo e assim que esta começar a ter pouca carga.
Outras Funcionalidades
Para além de todas as funcionalidades
inerentes ao simples ato de fotografar, a Lumix TZ-40 conta ainda com
quatro funcionalidades que projetam este produto bem para lá de "apenas
mais uma" câmara digital no mercado. A primeira dessas funcionalidades, e
também a mais evidenciada aqui será a do seu componente vídeo, de
elevadíssima qualidade, de utilização muito intuitiva, com as mesmas
definições que em modo fotografia, e com capacidade para filmar durante
mais de uma hora ininterruptamente com muito bom detalhe, nitidez, e sem
quaisquer falhas. Contudo, os grandes "extras" desta câmara não se
ficam por aqui. É que para além de um soberbo modo de vídeo, a TZ-40
conta com um interessantíssimo modo de fotografias panorâmicas. Ao
utilizador bastará escolher a direção em que se pretende movimentar em
quatro eixos possíveis: para a esquerda ou para a direita, mas também
para cima ou para baixo, podendo assim não só captar largas paisagens
como também altos edifícios ou estruturas, e de um modo completamente
intuitivo e direto, ajudado pela muito útil bolha digital presente nesta
câmara. Todos os movimentos revelam-se muito bem explicados ao
utilizador, e não serão necessárias muitas tentativas para que
consigamos uma excelente foto panorâmica com bom detalhe e qualidade.
Mesmo em referentes em movimento o modo panorâmico responde com alguma
qualidade, mas claro, estando o próprio software propício a erros. O
mesmo ocorre com transições com muitas misturas de cor e/ou perspetivas,
podendo num primeiro teste alguém presente na nossa imagem ficar com
uma orelha a menos... Mas tentando de novo, e com uma diferente
velocidade de rotação, um resultado sem quaisquer falhas poderá (e
deverá) ser conseguido sem grandes dificuldades.
Já a terceira destas "inovadoras"
funcionalidades rebate-se sobre o modo artístico presente na Lumix
TZ-40. Podendo ser selecionado como um modo independente, ou passível de
ser aplicado a qualquer fotografia já tirada (no menu de visualização),
o modo "Controlo Criativo" dá-nos a oportunidade de aplicar em tempo
real e no próprio visor durante a focagem e disparo, uma vasta gama de
filtros, que incluem, entre outros: fotografias expressivas, sépia,
monocromáticas dinâmicas, de efeito brinquedo, de focagem suave, com
filtro de brilhos ou com seleção de apenas uma cor, ficando tudo o resto
a preto e branco, permitindo ao utilizador uma importante gama de
efeitos passíveis de serem utilizados e definidos na própria câmara,
potenciando assim a vertente mais artística da fotografia.
No entanto, é na última destas quatro
funções que reside o mais completo e complexo menu de todos: o SCN, ou
"Modo de cenário". Aqui, o utilizador irá encontrar 19 modos
fotográficos distintos, adaptados ao mais variado tipo de fotografia.
Ouse-se dizer que tudo foi abrangido nesta estonteante funcionalidade.
Desde programações para retrato ou peles suaves, passando por paisagens,
desporto, fotografia noturna com ou sem pessoas, comida, bebés (em que
os anos ou meses da criança são colocados na foto), animais, pôr-do-sol,
fotografia através de vidro ou subaquática, existe de tudo neste modo,
em que chegamos ao fim com duas funcionalidades que prometem valer muito
a pena explorar: "Vídeo de Alta Velocidade" e ainda "Fotografia em 3D".
Certo é que pelo menos para a fotografia 3D, serão necessários os meios
corretos para a visualizar, mas fica aqui o mote de tão díspares e
interessantes potencialidades de uma tão discreta e compacta câmara
digital.
Conclusão
Em suma, a Panasonic Lumix TZ-40
revela-se uma importante e interessante aposta da Panasonic na gama das
câmaras compactas. Não faz tudo, mas também não fica longe disso, e
sempre com uma muito boa qualidade, numa resposta rápida e intuitiva,
indicada para qualquer utilizador, mais ou menos experiente. Mesmo os
mais exigentes irão encontrar nos dois menus de programação
personalizada um modo de potenciar as suas imagens, em que os mais
variados modos de cenário ou artísticos se mostram como verdadeiras
mais-valias para conseguirmos de uma câmara compacta resultados dignos
de registo, e sempre com uma qualidade francamente elevada. Mesmo nas
imagens em que alguns filtros de cor são aplicados, verificamos que a
qualidade final não fica propriamente deteriorada em relação à imagem
original, permitindo assim fazer algumas interessantes "brincadeiras"
com a nossa TZ-40. Com uma boa autonomia e fácil de utilizar, num preço
que rondará os 399€, esta revela-se uma câmara que justifica o seu valor
por toda a qualidade inerente quer a fotografia, quer a vídeo, com um
Full HD de muito boa qualidade.
Positivo na Panasonic Lumix TZ-40 | |
+ Modos artísticos e de cenário.
+ Fotografias panorâmicas intuitivas e com qualidade.
+ Menus intuitivos adaptados a todos os utilizadores.
+ Boa autonomia e desempenho acima da média.
+ GPS e Wi-Fi incorporados.
+ Fotografias em 3D e Vídeo de alta velocidade.
+ Excelente resposta de vídeo mesmo com pouca luz.
Negativo na Panasonic Lumix TZ-40
Falta apenas um modo panorâmico a 360º.
Para uma informação detalhada sobre a Classificação dos Editores veja aqui no final da página
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