12 de fevereiro de 2014

Check Point alerta para os riscos na Internet no Dia de São Valentim

Escrito por João Fernandes a 12 Fev. 2014
 
A Check Point® Software Technologies Ltd., líder em soluções de segurança para Internet, alerta para as ameaças mais frequentes que, usando como incentivo o próximo Dia de São Valentim, procurarão infetar com malware os computadores de utilizadores de todo o mundo.
Entre elas se encontram os clássicos postais eletrónicos, que o fabricante de segurança aconselha a que não sejam acertos em qualquer circunstância, inclusive mesmo que se conheça a pessoa que o enviou.
Além disso, prevê-se que este ano os cibercriminosos criem numerosos websites maliciosos que terão a aparência de páginas legítimas com descontos em restaurantes, presentes ou escapadas românticas.
“Qualquer utilizador que navegue na Internet e entre casualmente num destes websites, ou que clique num link que receba por correio eletrónico dirigido a ele, poderá ser infetado com malware. Além disso, se cometer o erro de revelar informação pessoal, por exemplo, para concretizar uma compra, pode vir a ser vítima de um roubo de identidade”, destaca Rui Duro, Sales Manager da Check Point para Portugal.
O fabricante apresenta uma lista com as principais ameaças e recomendações de proteção pertinentes em cada caso:
  • Postais eletrónicos: Se clicar no respetivo link, o utilizador pode ser redirecionado para um site de phishing especialmente concebido para roubar a sua informação pessoal. Além disso, ao abrir ou descomprimir qualquer ficheiro anexo pode infetar o seu PC com software malicioso. A recomendação é simples: não abrir em nenhum caso mensagens deste tipo antes de falar com o emissor das mesmas.

  • Lojas online: Em vez de introduzir uma palavra-chave nos motores de busca para localizar ofertas (como ‘restaurante’ ou ‘flores’) recoma-se ao utilizador que visite diretamente a página web de lojas de confiança. Há também a possibilidade de se instalar ferramentas, como o MyWOT, para obter informação acerca da reputação de um website.

  • Falsos perfis em páginas web de encontros: À medida que os encontros online se tornam mais populares na Internet, os hackers vêm-nos cada vez mais como um apelativo alvo para perpetrar os seus ataques. Recentemente, foi tornado público o caso de uma mulher burlada em 300.000 dólares através de um site deste género.
    Nestes casos, os cibercriminosos utilizam imagens de pessoas atraentes como isco e respondem às mensagens dos membros interessados enviando-lhes links de tipo malicioso. Para o Dia de São Valentim prevê-se, por isso, um aumento deste tipo de perfis, pelo que a Check Point dá alguns simples conselhos que permitem ao utilizador verificar a veracidade de um perfil. Embora não seja 100% infalível, um deles consiste em confirmar a legitimidade de uma imagem no perfil de alguém clicando com o botão direito do rato sobre a foto e selecionando ‘Procurar esta imagem no Google’. A partir daí aparece uma lista das páginas que incluem imagens correspondentes, o que nos pode dar uma ideia se a foto foi, na realidade, tirada da web ou não. Este método específico é também muito útil para comprovar a veracidade das fotos em qualquer rede social, mas só funciona com o Google Chrome.

Outro teste de veracidade que é possível realizar consiste em 4 passos: 1) Guardar a imagem de perfil ‘duvidosa’ no nosso computador, 2) Ir a images.google.com e clicar no ícone da câmara, 3) Fazer clique no separador ‘Carregar imagem’ e depois em Examinar. 4) Por último, ir à pasta onde se guardou a imagem e fazer Enter.

“É importante manter-nos alerta perante qualquer ameaça na internet e, infelizmente, as épocas especiais ou festivas e acontecimentos sociais de importância são mais um pretexto para que os cibercriminosos apliquem sofisticadas formas de atacar os utilizadores”, destaca Rui Duro.

Por outro lado, devido ao especial interesse que uma data como o Dia dos Namorados tem para os jovens, a Check Point apela a que se intensifique a vigilância por parte dos adultos. “Devemos dar-lhes o máximo de informação possível sobre o assunto, já que os hackers aproveitam o desconhecimento para se aproximar das suas vítimas com propostas online atrativas. Há que utilizar todos os meios necessários para que os mais jovens não caiam em nenhum dos truques atrás referidos”, conclui Rui Duro.


Sem comentários:

Enviar um comentário