Publicado ontem
DE: ANA RITA GUERRA
Quem tem um computador com o Windows XP não vai acordar esta terça-feira e descobrir
que o seu sistema operativo deixou de funcionar. Mas convém que saiba
que é o dia marcado para o fim do suporte da Microsoft ao sistema
operativo, 13 anos depois do seu lançamento.
Microsoft deixa de dar suporte ao Windows XP |
Isto significa que qualquer falha ou problema de funcionamento ficarão por resolver. Os utilizadores que continuarem a usar Windows XP estarão por sua conta e é expectável um aumento dos ataques de pirataria na tentativa de explorar a situação.
A Microsoft começou a avisar de que ia "desligar" o XP há ano e meio, quando havia pelo menos 100 milhões de utilizadores do sistema operativo.
Em Portugal, o processo de descontinuação do sistema começou em maio do ano passado, com uma campanha dirigida aos parceiros para ajudar as pequenas e médias empresas a fazerem a migração.
Segundo a empresa, na última década houve "uma profunda alteração do paradigma tecnológico" e "uma evolução do cenário de segurança", com novas ameaças. E avisou: "É fundamental que as empresas e demais organizações assegurem a proteção dos seus dados, atualizando os seus sistemas operativos e hardware, para evitarem vulnerabilidades".
Um dos problemas com esta transição é precisamente esse: o XP continua a ser muito usado em empresas, especialmente nas PME. Na semana passada, a Microsoft divulgou um estudo internacional onde as empresas portuguesas aparecem entre as que mais beneficiam com o "upgrade", tanto em produtividade como em segurança.
Os programas antivírus que existem no mercado continuarão a suportar XP até 2015, mas a maioria dos especialistas não aconselha o acesso à Internet com um computador que ainda tenha esta versão.
O que fazer?
Deve verificar se o computador tem 1GHz de processador, 1 giga de memória RAM e 16 gigas de espaço livre no disco, o necessário para fazer o upgrade, que custa 119euro para Windows 8.1, e 279euro para 8.1 Pro.
Sem comentários:
Enviar um comentário