20 de fevereiro de 2013

Hackers atacam “Burger King” e promovem McDonalds

escrito por João Fernandes a 19 Fevereiro 2013
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Um ataque hacker à conta de Twitter da Burger King fez com que a conhecida empresa de “fast-food” passasse a publicitar a McDonalds durante 80 minutos.

O ataque, realizado por volta do meio-dia em Nova Iorque (cinco da tarde na hora de Lisboa), causou algum “amago-de-boca” aos responsáveis da Burger King ainda para mais com a agravante dos hackers terem tecidos alguns comentários irónicos e propagando o assunto nas redes sociais.

Os hackers começaram por trocar o logotipo da Burger King pelo do McDonalds assim como o respetivo username, mudando também a imagem do cabeçalho para um produto da concorrência. O primeiro tweet «anormal», de uma conta que habitualmente faz apenas divulgação instituicional de ofertas e promoções, ocorreu por volta das cinco da tarde: «Acabámos de ser vendidos à McDonalds, procure um perto de si», escrevia-se.

A mensagem era atribuída a uma conta (DFNCTSC) cujas iniciais remetem para Defonic Team Screen Name Club, responsável por outro ataque informático que, há cerca de um ano, atingiu várias figuras públicas dos EUA, entre as quais a socialite Paris Hilton.


A partir daí, a sabotagem fez-se através de mensagens com ou mais ou menos nexo. Pouco depois do primeiro tweet, outra assinatura foi lançada como responsável pelo ataque: a conta YourAnonNews, alegadamente representativa de uma organização de hackers anónimos (Anonimous), que anunciavam ter dado início à «operação vaca louca».

Foram precisos 80 minutos, e algumas dezenas de tweets irónicos dos hackers e comentários de utilizadores atraídos pelo rumor, (exemplo aleatório: «Pessoal, para a próxima não usem Whopper 123 como password») para que a conta da Burger King fosse suspensa. Já depois da suspensão, a conta dos Anonimous não deixou de dar uma última bicada na vítima: «Depois do nosso ataque, eles tiveram um aumento de 30% em seguidores. Agora não se esqueçam de deixar de os seguir», escreveram.

Por essa altura já o ataque era notícia em todo o lado e, como efeito secundário, o número de seguidores da companhia naquela rede social tinha disparado, de 82 mil para mais de 109 mil. «There is no such thing as bad publicity» é uma frase célebre no mundo empresarial, que fica bem como remate a esta história. Nem a companhia de fast food, nem os responsáveis pelo Twitter comentaram para já o sucedido


http://wintech.com.pt/content/view/13897/1/

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