Autor: Alessandro Junior
Em: 10-07-2013
O Nokia Lumia 920 chegou há algum tempo no mercado brasileiro e continua a ser o modelo topo de linha da companhia por aqui. Em breve a empresa deve lançar novas linhas em território nacional e ao que tudo indica também teremos o anúncio internacional do novo aparelho Windows Phone 8 com uma “super câmera”, mas este modelo ainda deve levar algum tempo até que chegue às nossas terras.
A minha primeira experiência com a linha Lumia não foi lá aquelas coisas, até porque o que faz um aparelho interessante como um todo, é o sistema que ele roda e eu me decepcionei com o Windows Phone 7. O Lumia 920 é um baita dum aparelho, principalmente para tirar fotos, a câmera com tecnologia PureView impressiona, mas será que Windows Phone 8 conseguiu causar uma impressão diferente desta vez? É o que eu descrever ao longo dessa análise.
Especificações Técnicas
- Processador: Qualcomm MSM8960 Snapdragon Dual-core 1.5 GHz Krait
- Memória RAM: 1 GB.
- Tela: IPS LCD de 4,5 polegadas com resolução de 768 x 1280 pixels (~332 ppp – pixel por polegada) com tecnologia PureMotion HD+ ClearBlack e vidro Gorilla Glass 2.
- Câmera: 8 megapixels (traseira) com lente Carl Zeiss, estabilização de imagem óptica, autofoco, flash dual-LED e câmera frontal de 1.3 megapixels.
- Bateria: 2.000 mAh.
- Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi, A-GPS, GLONASS, Bluetooth 3.1, NFC e entrada micro-USB 2.0.
- GPU: Adreno 225.
- Memória externa: não suporte micro-SD.
- Memória interna: 32 GB.
- Dimensões: 130.3 x 70.8 x 10.7 mm.
- Peso: 185 gramas.
- Plataforma: Windows Phone 8.
- Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio, proximidade.
Design e construção
O aparelho tem um estilo muito bonito, seguindo praticamente a mesma linha do modelo anterior, o Lumia 800. A construção em policarbonato em peça única faz ele parecer resistente (e é mesmo), entretanto sentimos um aparelho bem pesado, mais do que estamos acostumados. No mesmo período em que testei o LG Optimus G eu estava com o Lumia 920 e a sensação de diferença é grande, mas depois de um tempo acaba-se por acostumar com isso e no uso diário não incomoda.Os botões do Lumia 920 foram bem posicionados, em uma lateral não há nenhum deles, enquanto no lado direito estão os botões para controle de volume, liga/desliga e o botão dedicado para a câmera. Na parte de baixo do aparelho estão as saídas de som, gosto muito quando elas se posicionam aqui, uma vez que quando colocamos algo para tocar o som não fica abafado, além disso temos ainda a porta micro-USB. Na parte de cima há o conector para os fones de ouvido e o slot para o SIM Card.
Imagens do Aparelho
Câmera
O ponto mais importante do aparelho, uma vez que a Nokia deu um grande foco durante as campanhas de publicidade do Lumia 920. A câmera do aparelho possui a tecnologia PureView, que foi introduzida no Nokia 808 PureView, foi o primeiro aparelho da companhia com a tal novidade no Windows Phone 8. E realmente ela não decepciona, as fotos tiradas são de qualidade absurda, com cores bem vivas, principalmente à luz do dia. Um dos atrativos é a qualidade das imagens mesmo em ambientes com iluminação baixa e realmente os resultados surpreendem.
É uma verdadeira “câmera de bolso” que pode atrair fotógrafos profissionais, afinal, nem sempre estamos com uma DSLR na mão e o celular nos acompanha em todos os lugares. A estabilização para os vídeos também funciona como prometido.
Foto tirada em péssimas condições de iluminação:
Os recursos da câmera são:
- ISO: 100, 200, 400 e 800
- Exposição: -2 a +2 EV, em escala de 1/3
- Equilíbrio de branco: Nublado, Luz do dia, Fluorescente e Incandescente
- Fator de forma: 4:3 e 16:9
- Luz auxiliar de foco: ligada ou desligada
Bateria
Considero a bateria do Lumia 920 um ponto neutro do aparelho. Ela não me surpreendeu, mas não decepcionou, ficou na média dos outros topo de linha do mercado, em uso moderado com o 3G ligado durante poucas horas, quase toda a parte do tempo conectado ao Wi-Fi, uso de aplicativos de redes sociais, consultas de e-mails, brilho sempre no automático e música tocando em boa parte do tempo ele conseguiu ficar longe da tomada o dia inteiro, com uma duração média de 10 a 12 horas. Nos dias em que usei ele um pouco mais intensamente, utilizando o 3G como principal fonte de conexão, vendo vários vídeos do YouTube, brilho no automático e mais uso da web, a bateria durou um pouco menos, tive que recarregá-lo após cerca de 6 horas de uso.O Windows Phone 8 possui o recurso de economia de energia, você define determinada porcentagem e a partir dela ele irá ativar o recurso automaticamente, ajuda um pouco nos dias em que você acha que usará mais o dispositivo. Porém, nunca confie na estimativa que ele dá, sempre é muito mais, ou muito menos, do que realmente a bateria irá aguentar.
Desempenho geral e sistema
O desempenho do aparelho em si me agradou. As transições de tela são rápidas, os jogos rodam com tranquilidade, a reprodução de vídeos é uma beleza, ainda mais com a tela dele que tem cores muito vivas, a câmera se inicia rapidamente. Tudo é muito bom, até que o Windows Phone 8 começa a te irritar em algumas coisas, não estou dizendo que o sistema é horrível, pelo contrário, ele tem uma aparência bacana e dá a sensação de ser muito rápido e moderno, contudo estou acostumado com o iOS e Android, dois sistemas muito mais consistentes e evoluídos. Faltam algumas coisas na plataforma da Microsoft, como uma central de notificações.O navegador, Internet Explorer, me irritou bastante do uso, ele quebrou a visualização de muitos sites que acesso sempre como o All Things D, inclusive o layout aqui do PortalTech. Seria ótimo se houvesse boas alternativas, já o Google Chrome seria perfeito, através dele seria possível sincronizar as abas abertas em outros dispositivos e os favoritos.
Sobre outros aplicativos, a Windows Phone Store tem aplicativo para tudo, realmente. Mas nem todos possuem interfaces amigáveis e muitos serviços só contam com alternativas de terceiros, o que me incomoda bastante. Não encontrei uma solução para o Pocket, não encontrei um leitor de feeds que agradasse, Google Drive, Dropbox, entre tantos outros. Faltam apps que o integrem melhor ao mercado e isso só virá com o tempo.
Mas existem algumas coisas que me deixaram bem contentes, o teclado virtual do Windows Phone 8 é sensacional, a previsão de texto é bastante completa e raramente você aperta a tecla errada. Além disso o pacote Office já vem no aparelho, uma ótima ideia. A tela inicial completamente personalizável é bem bacana, você organiza seus aplicativos da maneira que quer, os tiles que você configura para ficarem maiores exibem informações dali mesmo, mas isso não quer dizer que o sistema não precise de uma barra de notificações, não é, Microsoft?
Não posso deixar de citar o software de mapas com navegação offline da Nokia, ele estava disponível apenas para os aparelhos da empresa finlandesa, mas agora chegará a todos os smartphones com Windows Phone, de graça em alguns países, porém em outros com um preço bem salgado.
Preço
O valor do aparelho é salgado, na verdade é o mesmo que os outros topo de linha custam. O preço sugerido é R$ 1.999,00, mas ainda assim é possível encontrá-lo por um preço mais interessante pagando a vista no boleto em grandes lojas, sai por cerca de R$ 1.799.Pontos Positivos
Câmera, com qualidade indiscutível.Resistência, a construção do aparelho demonstra, além do belo design, ótima resistência.
Tela com cores vivas
Pontos Negativos
Sistema, o Windows Phone 8 ainda perde em muitos aspectos para a concorrênciaConclusão e Notas
O Nokia Lumia 920 possui bom hardware, a melhor câmera entre os modelos topo de linha do mercado, entretanto deixa a desejar no Windows Phone 8, que ainda é um sistema que tem muito o que evoluir, como citei durante toda a análise. Ainda assim, se você tira muitas fotos e o foco do seu aparelho é na câmera, o Lumia 920 é uma ótima opção. Se procura por mais variedade de aplicativos, talvez seja melhor pensar em um modelo robusto do Android ou o iPhone.Câmera = Nota 10
Bateria = Nota 8
Velocidade = Nota 8
Sistema = Nota 6
Preço = Nota 7
Avaliação = Nota 7,8 de 10.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.portaltech.blog.br/reviews/nokia-lumia-920/
Sem comentários:
Enviar um comentário